terça-feira, 14 de outubro de 2008


PESQUISA LINUX

Roteiro de Entrevista com Estudantes

Escola: EMEF Vinte de Setembro
Localidade: Municipio de Viamão
Professora: Miriam Estabel
Disciplina: Geografia
Turmas : 74 e 75
Total de Estudantes Entrevistados: 52
Data da Entrevista: 03/10/2008

Questões de Entrevista

1- O que é a Internet?
2- O que você gosta de pesquisar na Internet?
3- O que você gostaria de aprender, através da Internet?
4- Quais são os pontos positivos e os negativos do uso da Internet?

Resultados da Pesquisa

Questão 1: De modo geral, os alunos responderam que:

A Internet é uma rede mundial de comunicação e pesquisa que permite o acesso a várias possibilidades como orkut, msn, jogos, informações sobre lazer, negócios, empregos, sites, conhecer outras pessoas, atualizar-se e aprender, entre outros.

“ A Internet é um meio de se aprender coisas novas, coisas que não aprendemos na Escola “ (Carine Brum Pereira e Roger Antônio Botini Lopes, T. 74).

“ A Internet é como se fosse uma grande Enciclopédia com tudo que podemos imaginar, com coisas boas e ruins” (Bianca da Silva Pinto, T.75).

“ A Internet é um mundo virtual onde você interage mais “ (Jonathan Henrique Saldanha Medeiros, T.75).

Questão 2: Por unanimidade, os alunos disseram que adoram acessar orkut, msn, sites de jogos, desenhos, video clips, fotos e músicas. Apenas 6 (seis) se referiram a pesquisas para trabalhos escolares.

Questão 3: Esta questão apresenta respostas mais variadas, tendo em vista que os alunos expressaram o desejo de explorar novos sites de pesquisas e obter mais informações a respeito de assuntos de interesse pessoal, tais como: esclarecimentos sobre saúde, estudar outros idiomas, curiosidades, cursos para construir computadores, dicas sobre desenhos com grafite, montagem de fotos, conhecer diferentes culturas de diversos países, monumentos históricos, esporte, sexualidade, campeonatos de skate, aulas de etiqueta, carros, aviação, cursos de teatro, informática, plantas e animais, realizar trabalhos escolares, filmes, corpo humano, histórias antigas, poesias, ritmos musicais, mapas, planetas, experimentos científicos, biografias de vultos famosos ou importantes, criar jogos de vídeo games e vídeo clips, entre tantas outras.
Questão 4: Os principais pontos destacados pelos alunos foram:

Positivos: Facilidade e rapidez nas pesquisas, trabalhos escolares com melhor qualidade, comunicação com os amigos à longa distância, novos conhecimentos e relacionamentos com pessoas do mundo todo, grande quantidade de informações, ajuda a esclarecer dúvidas, procurar emprego, substitui os livros didáticos, diversão, alto nível de aprendizagem.

Negativos: Vírus, crimes graves como pedofilia, aliciamento, roubos de vários tipos, pirataria, relacionamentos com pessoas desconhecidas e de mau caráter que podem resultar em situações perigosas, como , por exemplo, sequestros, vídeos que incentivam a violência e as pichações, empresas fantasmas, negócios ilegais e propagandas enganosas.


ANÁLISE CONCLUSIVA

A partir dos resultados desta pesquisa, é possível constatar que grande parte dos alunos possui uma conscientização bastante evidente sobre a importância da internet como meio de inclusão digital e social e têm a exata noção das inúmeras possibilidades que podem usufruir com o acesso a esse recurso. Eles percebem, com muita clareza, os cuidados que precisam ter ao fazerem uso desta tecnologia de informação e comunicação, que tanto pode trazer benefícios quanto profundos sofrimentos e preocupações. Além disso, os alunos demonstram enorme curiosidade, entusiasmo, vontade de aprender, de fazer parte deste fascinante mundo virtual e explorar tudo que ele possa lhes oferecer para aprimorar os seus conhecimentos e ser feliz.

Nenhum comentário: