quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O PROCESSO DEMOCRÁTICO

Quando se fala em Democracia, a primeira idéia que surge é a de que está se falando sobre uma forma de governo que se estabelece através do voto popular, o que está indiscutivelmente correto. Porém, não se deve crer que Democracia se refere apenas à questões políticas, pois, o processo democrático se faz presente em várias situações da vida em sociedade.
Democracia é Participação. Entretanto, não basta unicamente fazer parte, de modo passivo, simplesmente aceitando resoluções tomadas por aqueles que, geralmente, planejam ou executam. Quem participa deve expor suas idéias ou, se necessário, contestar decisões que nem sempre são favoráveis ou justas. É importante que a participação esteja bastante presente nos processos democráticos, que as pessoas tomem posse das informações, que tenham plena atuação nos assuntos que precisam de decisões, desde às mais simples às mais importantes e que compartilhem, democraticamente, o controle e a avaliação sobre o que está sendo discutido ou decidido.
Os Processos Democráticos têm que ser vividos com muita seriedade porque decisões tomadas em nome de uma suposta Democracia, podem trazer vantagens ou desvantagens, benefícios ou prejuízos, privilégios ou exclusão de direitos para a grande maioria dos cidadãos. E, convenhamos, de nada vale uma Democracia sem Cidadania.

2 comentários:

ROBERTO disse...

Oi. Concordo contigo em género, número e grau.

LU DUTRA disse...

Olá Sora Miriam
Seu blog está muito interessante e isto mostra que ja está se habituando a utilizar esta ferramenta "magica" que é o computador. Bjs.